Recursos didáticos são constantemente produzidos e analisados pela pesquisa em educação em ciências, contribuindo tanto para o processo de ensino-aprendizagem quanto para a formação de professores.
Com base na metalinguística do círculo de Bakhtin, o grupo de pesquisa Perspectivas Críticas desenvolveu um referencial metodológico para a análise de recursos didáticos.
A ideia-chave do dispositivo analítico desenvolvido consiste em reconhecer que todo recurso didático pode ser considerado uma produção estética na medida em que participa dos julgamentos sobre quais visões de ciência e práticas de ensino devem ser valorizadas (ou quais devem ser evitadas). Em outas palavras, todos os recursos didáticos estão implicados em lutas e disputas em torno do valor que damos e negamos às diversas visões de ciências e práticas de ensino que encontamos no caminho.
Dessa maneira, é possível reconhecer que a produção e a circulação dos recursos didáticos estão inscritas em lutas sociais próprias, ainda que não exclusivas, do campo da educação em ciências. O resultado dessas lutas sociais é a consagração de determinados recursos, profissionais e instituições em detrimento de outros.
Portanto, o dispositivo analítico desenvolvido pelo grupo visa captar a dimensão valorativa que constitui e interliga, dialogicamente, todos os recursos didáticos.
Recurso | Descrição | Acesso |
Artigo | Lima Junior, P. A estética da criação dos recursos didáticos: um referencial analítico baseado nas ideias do círuclo de Bakhtin. Investigações em Ensino de Ciências, no prelo. | Em Breve |